Golpe por e-mail toma conta da web
Golpe por e-mail toma conta da web
(Agência Estado) Seg, 05 Mar - 00h16
Você provavelmente já recebeu, ou pelo menos ouviu falar, do phishing. É aquele e-mail picareta, que finge ser do seu banco, duma loja virtual ou até da polícia, e tenta te convencer a clicar num link traiçoeiro, que instala um programa nocivo ao no seu computador - ou então pede que você digite informações pessoais, como o número do cartão de crédito (que é enviado, na hora, para hackers).
A coisa virou uma verdadeira epidemia: segundo um relatório da empresa britânica MessageLabs, em janeiro os phishings ultrapassaram os vírus, e se tornaram a praga digital mais comum na internet.
Por isso, surgiram vários softwares do tipo antiphishing, ou seja, que prometem detectar os golpes e mostrar um aviso, para evitar que você se torne vítima.
Mas será que esses programas funcionam?
Para descobrir, o Link fez um teste inédito - instalamos os três principais softwares do tipo e aí, fazendo o papel de usuário, tentamos acessar phishings de vários tipos.
Para o teste, juntamos uma verdadeira seleção do mal: quatro e-mails falsos que estão entre os mais comuns no Brasil ("você recebeu um cartão do UOL", "participe do Big Brother Brasil", "seu Gmail vai ser cancelado" e "Feirão Chevrolet"), além de seis phishings quentinhos - recém-chegados à internet e colhidos no acervo do site PhishTank (www.phishtank.com), que mede essas pragas em tempo real.
(VEJA NOTICIA COMPLETA)http://br.tecnologia.yahoo.com/article/04032007/25/tecnologia-noticias-golpe-mail-toma-conta-da-web.html
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home